No dia que me fizeram esta pergunta... parei para pensar...
Silenciar a mente é uma prática difícil, vivemos em um mundo cheio de informações. O advento do celular, tv, computador, cabos, satélites faz com que tudo seja muito instantâneo e imediatista. As informações correm o mundo em questões de segundos e quando você tenta se desligar de tudo isso percebe que é uma missão quase impossível.
É muito difícil ficar em silêncio, ouvir o eu interior, meditar. É difícil ter contato com a sua realidade, com a sua essência. É difícil tornar-se consciente e nos familiarizarmos com nossa vida interior.
A palavra meditar vem do latim meditare, que significa Volta-se para o centro dos seus sentidos, desconectar-se do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de si mesmo. É deixar a mente vazia e sem pensamentos. É possível tentar atingir este estado meditativo de várias maneiras, respiração, mantras, imagens, mas isto é assunto para outra conversa.
Diz a lenda que um monge budista foi submetido a um exame neurológico enquanto meditava, os eletrodos mediam a frequência dos pensamentos e este monge conseguiu ficar menos de 10 segundos sem emitir uma onda eletromagnética. Pode ser lenda ou realidade, mas isso ajuda a mostrar como meditar é difícil, como silenciar a mente é quase uma missão impossível.
Silenciar a mente é um exercício excelente, para aprender a se ouvir e contemplar tudo o que está a sua volta. Admirar o mundo, o local onde estamos, o que temos e quem somos.
Às vezes faço isso, paro, sento e fico olhando uma paisagem, seja o mar, as montanhas ou os prédios que vejo da minha janela, é complicado parar com aqueles pensamentos que surgem na cabeça, vem de tudo, imagens, lembranças, desde aquelas antigas até a de que preciso pagar uma conta ou ligar para alguém, preocupações, medos, mas junto com tudo isso surge uma paz, que vai chegando devagar e ajuda muito a encarar momentos difíceis e importantes.
Grande parte da confusão de nossa vida surge a partir da nossa mente, é criada por ela, por seu condicionamento e pela soma dos nossos padrões de pensamento, nossa memória e nosso lado racional. Podemos até mesmo comparar nossa mente com um lago agitado. Parar de pensar faz com que esse lago se acalme e o turbilhão de pensamentos seja interrompido, possibilitando que sua imagem seja refletida nas águas calmas.. Mostrando quem você realmente é!
Quando você para de pensar, a comunicação é de dentro para fora, diferente de tudo o que está a nossa volta, é ouvir o coração, é ouvir o seu eu interior... Pratique!
Ai, amiga!!
ResponderExcluirEu não consigo... já li mtos livros, mas sou hiperativa, tenho déficit de atenção, sofro de "brisa eterna"...rs.
Já cansei de ler livros sobre o assunto e realmente admiro quem consiga.
O que me consola é saber que conforme fico mais velha consigo ser mais paciente. Então, quem sabe até os 85 eu consiga silenciar a mente e o coração...rs
Beijosssssss