terça-feira, 13 de janeiro de 2009

O fascínio pela vida dos outros...



Hoje começa o BBB, nem sei qual edição será, mas uma coisa que sempre me chama a atenção é o fascínio que o mundo tem pela vida dos outros.


Não estou julgando, uma vez que às vezes também assisto, mas só tentando entender de onde vem toda essa curiosidade e toda essa expectativa.


O "Grande Irmão" surgiu em 1949 quando foi publicado 1984 de George Orwell, onde ele era uma personagem da ficção, ditador de Oceania, um estado totalitário onde toda a população era vigiada pelas autoridades, sempre ouvindo a frase "Big Brother is watching you!".


Com a chegada do reality show aqui no Brasil as pessoas passaram a acompanhar a vida de anônimos que buscavam a fama e o dinheiro, recompensas por passar tanto tempo confinados em uma casa e o público ganhou entretenimento com a vida real apresentada ao vivo na telinha.


Talvez o fascínio venha ao observar pessoas em situações do dia a dia, tão diferente do dia a dia do telespectador, mas ao mesmo tempo tão igual. É passar o tempo acompanhando a realidade de outra pessoa, que não se preocupa com conta para pagar, trabalho para fazer, assuntos para estudar, mas sim com a audiência, com sua imagem, com como os outros vão julgar suas atitudes uma vez que está sendo observado constantemente.


Na minha opinião, o que fascina as pessoas é poder acompanhar uma novela com personagens ainda mais próximas da realidade, personagens que poderiam ser eles mesmos... quase uma novela da vida real. É poder comentar com os colegas as atitudes dos confinados e criar expectativas em relação a isto, uma "novela" onde tudo pode acontecer já que não existe roteiro fixo e diálogos escritos. É a proximidade com a parte tangível da vida que agrada.


Então que venha a nova temporada do Big Brother, que os competidores tenham seus 15 minutos de fama e que vença o melhor.

4 comentários:

  1. Hum...
    A edição é a número 9 e eu adoro!
    Se as pessoas não gostassem, os orkuts, twitters, fotologs e por aí vai não seriam tão famosos...
    bjones

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju...adorei seu blog!!!
    Confesso que assino o canal do BBB todo ano rs...
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Bem vinda Ne!!!
    Espero que sempre venha ler meus posts!!
    Bjos
    Ju

    ResponderExcluir