domingo, 11 de janeiro de 2009

A arte de ser egoísta..

Quando digo ser egoísta não quero dizer não emprestar um livro para um amigo, um trocado para sua irmã, uma blusa para sua amiga; quando digo ser egoísta estou falando em aprender a dizer não e às vezes pensar em si mesmo.

Não fazer coisas que você não quer, não se "violentar", não aceitar coisas que te ofendem ou que te deixam chateado. É aprender a se ouvir a se respeitar, a ter mais consideração consigo.

Para isso acho essencial ter paciência e delicadeza.

Paciência uma vez que você vai reparar que este é um caminho longo, aprender a se ouvir, a se respeitar, estamos muito acostumados a simplesmente aceitar as coisas que fica difícil recusar algo ou dizer um grande e sonoro "não".

Delicadeza jà que você vai decepcionar algumas pessoas, vai fazer com que elas te olhem com raiva, descontentamento, incerteza e até inveja. Você precisa de delicadeza e jogo de cintura para sair das situações nas quais você decide ser egoísta, que você decide se respeitar, a pessoa que está do outro lado provavelmente não vai gostar do seu ato de egoísmo e talvez até você não goste no momento, mas depois vai se sentir bem.. desde que seja genuíno..

Pratique este tipo de egoísmo, é saudável e tráz paz de espírito.

Hoje fui egoísta!! E foi ótimo!!

3 comentários:

  1. Isso não é ser egoísta, afinal, para amarmos alguém precisamos primeiramente nos amar.

    Só conseguimos trasmitir aquilo que sentimos.

    Então, é necessário que estejamos de bem com nós mesmos para daí podermos dividir boas energias com os outros.

    Tá é muito certo... E, se precisar de algo, gritaaaaaaaa!!

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Eu só preciso aprender a arte da delicadeza...

    ResponderExcluir
  3. Amiga,
    Sinceramente, a gente que tem dificuldade de dizer não, tem mais medo da reação das pessoas do que realmente causa o "não".
    Me lembro o primeiro não que disse a uma pessoa muito especial, meu pai. Eu chorava feito criança e para ele com certeza não significou tanto como foi para mim.
    Mas continuo a aprender e ser mais egoista de uma forma saudável para as MINHAS coisas, pq tem coisas q ninguém pode fazer por nós a não ser nós mesmos.
    Respeite a sua vontade! Te apoio!
    bjs

    ResponderExcluir