sexta-feira, 28 de julho de 2017

Minha Tia Anita

Minha Tia Anita - Dóris Maria Malfatti

Livro 03/12



Por que escolhi este: No ano passado fiz o segundo módulo do curso de História da Arte no Brasil no MIS que finalmente abordou o movimento modernista (tão esperado, já que queria saber tudo sobre a Semana de 22) e me apresentou mais intimamente a esta grande mulher que foi Anita Malfatti. Durante o curso, a nossa professora Paula Palhares leu um trecho do livro escrito pela sobrinha de Anita que me deixou encantada. Quando finalmente coloquei meus dedinhos no livro, li em dois dias.

Pequena sinopse: Dóris Malfatti, sobrinha de Anita, nos apresenta Babynha, sua tia, que revolucionou a arte brasileira com um estilo novo e ousado para uma época em que só a pintura clássica era admirada. Ela nos conta a infância de Anita, suas viagens de estudo para a Europa e os Estados Unidos e a reação de todos quando retorna e revela seus trações fortes e cores intensas. Relata como a pintora aprendeu a viver com sua deficiência e detalhas suas aulas de pintura ministradas na varanda do casarão em Higienópolis.

Minha opinião: Fiquei encantada com a trajetória de Anita, suas escolhas, sua garra e sua coragem. Babynha deixou de ser a filha de imigrantes italianos e americanos para se tornar Anita, a mais importantes artista do inicio do século XX. Conseguiu superar as críticas ferrenhas de Monteiro Lobato (confesso aqui que já não era muito fã dele e depois das críticas feitas à Anita, ele caiu ainda mais em meu conceito!) e escrever seu nome na história da arte no Brasil.

Avaliação: 4,5/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário