quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O Paraíso de Zahra

O Paraíso de Zahra (Zahra´s Paradise) Khalil & Amir


Conheci Khalil, o ilustrador de O Paraíso de Zahra, e sua história quando fui interpretar uma conversa com ele durante a turnê de lançamento do livro. Ler a história era a lição de casa para aquele trabalho.

A princípio parecia um pouco doido, um artista árabe e um editor judeu... mas com o tempo comecei a entender.

O livro começou como uma história contada pela internet, para mostrar ao mundo através de uma ficção recheadas de pessoas reais e eventos verídicos o que se ocorreram após a eleição fraudulenta de 2009 no Irã. Com o tempo ganhou fama e foi publicada em forma de livro, traduzido para o inglês, francês, italiano, farsi, árabe, alemão e finalmente português.

O livro conta a história de Mehdi, um jovem que vai às ruas protestar contra as fraudes eleitorais e desaparece nas ruas da República Islãmica. Sua mãe não desiste de encontrá-lo e junto com seu outro filho que é um blogger (atividade bastante arriscada naquele ambiente onde as atrocidades são expostas através de vídeos do youtube, Twitter e páginas de mídias sociais) mostram para todos aquilo que tantos tentam esconder. Um país dominado pelo extremismo religioso, leis severas e governantes intransigentes que simplesmente desaparecem com aqueles que os incomodam.



Os desenhos de Khalil são recheados de rostos mundialmente conhecidos e referências à cultura e aos costumes do Irã. Seus traços fazem com que olhemos aquela região com outros olhos e aprendamos uma cultura tão distante da nossa.

Este foi o segundo graphic novel que eu li, recomendo não só pela luta que ele representa de um povo que passa por tanta dificildade, nem pela simpatia e lindos traços de Khalil, mas pela linda história de amor de uma família afetada pelo mundo a sua volta e pelo poder de nunca desistir do que você acredita.

3 comentários:

  1. Adorei, Ju!
    Minhas incursões pelas graphic novels também são recentes, mas aprecio esse tipo de arte cada dia mais. Não conhecia o Paraíso de Zahra e já botei na lista de querências. Tks pela dica!
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Mi!!!
    Além do Paraíso, li Persépolis, vc já leu? Acho que gostei mais do Paraíso acredita? Mas pode ser pq estava envolvida com a interpretação e tudo mais.. Se vc conseguir chegar no Paraíso (sei como são as listas de querência.. ENORMES) volta aqui e conta o que achou! Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Persépolis está na minha lista há tempos. Só vi o filme e amei! E já que estamos falando de graphic novels, já leu Daytripper? Foi o primeiro contato que tive com esse tipo de leitura e me fez virar fã do gênero. Recomendo muito!
    bjo

    ResponderExcluir