domingo, 26 de abril de 2009

Fazer 30 anos...

Já completei 30 anos e 2 meses, mas ainda estou curtindo essa fase da vida, minhas amigas mais querida também estão passando por isto e acompanhá-las é mais do que divertido.

Quando eu tinha 15 anos imaginava o dia que completaria 30, tinha planos, sonhos, expectativas e confesso que quase nenhum deles foi alcançado e não acho isso ruim. Eram planos de menina, que ainda sonhava com um príncipe encantado, com casamento e filhos, com uma profissão que eu ainda não sabia qual era e tinha o futuro como uma página em branco na minha frente.

Os anos passaram e o aniversário de 30 anos estava logo ali, apesar de estar encarando o grande dia de frente, com a cabeça erguida e os olhos curiosos resolvi dar uma fugida, não queria o mesmo de sempre, festa, presentes, sorrisos e comemorações (não que eu não goste disso, adoro, mas os 30 anos estavam pesando, confesso).

Fiz as malas e fui viajar com três amigas queridas, importantes na minha vida cada uma a sua maneira para o lugar onde todos são criança. A comemoração na Disney foi mágica e muito mais divertida do que eu poderia esperar. Mas não estou aqui para falar da viagem...

Nós, mulheres de 30, samos chamadas de balzaquianas, tudo isso porque Balzac escreveu o seu "A Mulher de 30 Anos" em uma época em que ter 30 anos era estar na metade da vida, já ter tido 6, 7 filhos, estava prestes a ser avó, ter como principal função cuidar da família, esperar o marido voltar para casa, lavar, passar... Hoje a mulher que completa 30 anos está no auge da vida profissional, amorosa, sexual, quer conquistar o mundo, viajar, e ser dona da própria vida..

Tão diferente das mais novas, nós com nossos bem vividos 30 anos, dirigimos, pagamos nossos sapatos e bolsas e entendemos de vinho. Discutimos política, religião, literatura e novela. Nós somos aquelas que assistimos ao jogo de futebol, se não torcemos junto pelo menos não ficamos resmungando. Temos confiança em nós mesmas e assumimos nossas escolhas, falamos e fazemos o que queremos sem medo do que os outros vão pensar, principalmente sem medo do que as outras mulheres vão pensar ou achar das nossas decisões, opiniões e caminhos escolhidos. Viajamos leve, com o essencial, sempre dispostas a experimentar o novo.

Um dia pensei... "ah se eu soubesse de tudo isso quando eu tinha 18 anos..." agora sei de muito mais coisa e tenho uma parte deliciosa da vida pela frente.. Eu e todas as minhas amigas que chegaram até aqui. Aproveitem a sabedoria e a delícia de tudo isso.

Esse post era algo que eu já queria ter escrito desde quando completei minhas três décadas, mas fui enrolando, procrastinando e o aniversário de uma amiga querida, a Ká, fez com que eu parasse e escrevesse tudo isso. Ká, esse post é para você!! Minha amiga de quase 30 anos, que esteve do meu lado sempre, em todos os momentos.. Que sua vida seja mágica e iluminada daqui para frente, como sempre foi e será... PARABÉNS querida!!

Um comentário:

  1. Ah, amigaaaaaaaaa!
    Eu confesso que gosto muito mais da gente com 30 do que com 15... Mesmo porque com 30 a gente tá bem grudadinhas, né? Hahahaha!
    Adorei participar das suas comemorações e que você tenha participado das minhas.
    Mas, como a gente faz agora com 30, sabemos bem que pra gente é tudo uma endless party. Uma comemoração que vai da Disney ao cafezinho de toda tarde de sábado.
    AMOOOOOOOOOOOOOO
    (e vc tá bem aqui do meu lado, comportadinha da estrela, não lendo o que eu escrevo)

    ResponderExcluir