A primeira vez que vi o Dr. Márcio Maranhão foi em uma entrevista que ele deu ao Jô Soares em uma madrugada recente.
Vocês devem ter reparado pelos posts que eu adoro um behind the scenes, saber como as coisas acontecem, como são fabricadas, de onde vieram e para onde vão; por isso o livro do Dr. Maranhão me chamou tanta atenção.
Em Sob Pressão ele conta sua carreira desde a época de estudante, sua passagem pelos hospitais públicos do Rio de Janeiro e os meses trabalhados no SAMU; subindo os morros dentro de ambulâncias e tendo o estetoscópio como seu colete a prova de bala.
O livro é bem interessante, mas confesso que fiquei decepcionada com a falta de grandes histórias, o Dr. Maranhão contou sua história a Karla Monteiro e talvez seja o jeito que ela escreve, mas me parecia que a cada capítulo, a cada história eles passavam vários parágrafos repetindo o fato de que a saúde do Brasil é extremamente sucateada, com pacientes deixados em corredores sem atendimento, sofrendo devido à falta de recursos, médicos e leitos.
Não acho que estes fatos devam ser ignorados, mas eu imaginava que o livro era sobre as histórias e aventuras de um cirurgião torácico no sistema público de saúde do Rio de Janeiro e não uma crítica social repetitiva, em que capítulo após capítulo é trazida a tona em um tom de protesto e revolta.
Apesar disso, o livro contas histórias muito interessantes, daquelas que a gente raramente ouve no dia a dia a não ser que tenhamos uma amigo ou familiar que vive nessa realidade!! Histórias de como a audácia e coragem de um médico salvam a vida de um paciente de alto risco; como o médico precisa ter um pouco de sentimento por trás de todo aquele conhecimento, afinal ele está tratando de uma pessoa fragilizada, doente e muitas vezes com medo. O livro é curtinho, então vale a pena ler, mesmo com o porém que mencionei!
Nenhum comentário:
Postar um comentário