segunda-feira, 20 de outubro de 2014

A Verdade sobre o Caso Harry Quebert

A Verdade sobre o Caso Harry Quebert (La vérité sur l'Affaire Harry Quebert) - Jöel Dicker



Confesso que a primeira coisa que me chamou atenção deste livro foi a capa... Achei tão bonitinha essa cidade, com essa placa da Esso antiga; foi ela que me fez pegar este livro entre tantos outros e começar a ler as orelhas.

Todo mundo que me conhece ou me acompanha por aqui sabe que adoro livros de crime e investigação e era exatamente esse o assunto deste livro francês de cerca de 500 páginas.

Logo pensei, livro francês, não sei... mas ele se passa nos EUA, nos anos 70 e em 2008, narrador em primeira pessoa, então resolvi dar uma chance, já que além disso ele havia sido escrito por um jovem autor de apenas 29 anos e vendido mais de 2 milhões de cópias em todo o mundo.

O livro conta a história de Marcus Goldman, jovem escritor que depois de lançar seu primeiro livro que foi um sucesso em todo o país está sofrendo do que parece ser algo comum entre os autores: a falta de inspiração para seu novo romance. É nesta mesma época que seu amigo e mentor, e também ex-professor da faculdade, Harry Quebert é acusado de um assassinato que ocorreu 35 anos atrás. Marcus então vai para New Hampshire tentar solucionar o mistério e ajudar um dos únicos amigos que tem. Temos o cenário perfeito, cidade pequena do interior, todo mundo conhece todo mundo, a fofoca corre solta.. amores, traições, intrigas...

O livro conta em primeira pessoa as principais angústias de Marcus enquanto tenta desvendar a história que cerca seu mentor e ao mesmo tempo a narrativa te leva para os fatos que aconteceram anos atrás e resultaram na morte de Nola; a grande paixão de Harry, sua inspiração para o maior sucesso literário da época As Origens do Mal, livro que Quebert escreveu nos últimos meses antes do desaparecimento de Nola.

Tenho que confessar que achei o livro um pouco longo a princípio, mas conforme você vai lendo percebe o porque de tantos detalhes... a história é bem amarrada e muitos detalhes fazem com que ela seja bem realista, me deixou a sensação de que tudo fazia muito sentido, as peças se encaixavam para solucionar todo o mistério. Vale a pena a leitura!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário