sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Sob Pressão

Sob Pressão - A Rotina de Guerra de um Médico Brasileiro - Márcio Maranhão



A primeira vez que vi o Dr. Márcio Maranhão foi em uma entrevista que ele deu ao Jô Soares em uma madrugada recente.

Vocês devem ter reparado pelos posts que eu adoro um behind the scenes, saber como as coisas acontecem, como são fabricadas, de onde vieram e para onde vão; por isso o livro do Dr. Maranhão me chamou tanta atenção.

Em Sob Pressão ele conta sua carreira desde a época de estudante, sua passagem pelos hospitais públicos do Rio de Janeiro e os meses trabalhados no SAMU; subindo os morros dentro de ambulâncias e tendo o estetoscópio como seu colete a prova de bala.

O livro é bem interessante, mas confesso que fiquei decepcionada com a falta de grandes histórias, o Dr. Maranhão contou sua história a Karla Monteiro e talvez seja o jeito que ela escreve, mas me parecia que a cada capítulo, a cada história eles passavam vários parágrafos repetindo o fato de que a saúde do Brasil é extremamente sucateada, com pacientes deixados em corredores sem atendimento, sofrendo devido à falta de recursos, médicos e leitos.

Não acho que estes fatos devam ser ignorados, mas eu imaginava que o livro era sobre as histórias e aventuras de um cirurgião torácico no sistema público de saúde do Rio de Janeiro e não uma crítica social repetitiva, em que capítulo após capítulo é trazida a tona em um tom de protesto e revolta.

Apesar disso, o livro contas histórias muito interessantes, daquelas que a gente raramente ouve no dia a dia a não ser que tenhamos uma amigo ou familiar que vive nessa realidade!! Histórias de como a audácia e coragem de um médico salvam a vida de um paciente de alto risco; como o médico precisa ter um pouco de sentimento por trás de todo aquele conhecimento, afinal ele está tratando de uma pessoa fragilizada, doente e muitas vezes com medo. O livro é curtinho, então vale a pena ler, mesmo com o porém que mencionei!

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

A Verdade sobre o Caso Harry Quebert

A Verdade sobre o Caso Harry Quebert (La vérité sur l'Affaire Harry Quebert) - Jöel Dicker



Confesso que a primeira coisa que me chamou atenção deste livro foi a capa... Achei tão bonitinha essa cidade, com essa placa da Esso antiga; foi ela que me fez pegar este livro entre tantos outros e começar a ler as orelhas.

Todo mundo que me conhece ou me acompanha por aqui sabe que adoro livros de crime e investigação e era exatamente esse o assunto deste livro francês de cerca de 500 páginas.

Logo pensei, livro francês, não sei... mas ele se passa nos EUA, nos anos 70 e em 2008, narrador em primeira pessoa, então resolvi dar uma chance, já que além disso ele havia sido escrito por um jovem autor de apenas 29 anos e vendido mais de 2 milhões de cópias em todo o mundo.

O livro conta a história de Marcus Goldman, jovem escritor que depois de lançar seu primeiro livro que foi um sucesso em todo o país está sofrendo do que parece ser algo comum entre os autores: a falta de inspiração para seu novo romance. É nesta mesma época que seu amigo e mentor, e também ex-professor da faculdade, Harry Quebert é acusado de um assassinato que ocorreu 35 anos atrás. Marcus então vai para New Hampshire tentar solucionar o mistério e ajudar um dos únicos amigos que tem. Temos o cenário perfeito, cidade pequena do interior, todo mundo conhece todo mundo, a fofoca corre solta.. amores, traições, intrigas...

O livro conta em primeira pessoa as principais angústias de Marcus enquanto tenta desvendar a história que cerca seu mentor e ao mesmo tempo a narrativa te leva para os fatos que aconteceram anos atrás e resultaram na morte de Nola; a grande paixão de Harry, sua inspiração para o maior sucesso literário da época As Origens do Mal, livro que Quebert escreveu nos últimos meses antes do desaparecimento de Nola.

Tenho que confessar que achei o livro um pouco longo a princípio, mas conforme você vai lendo percebe o porque de tantos detalhes... a história é bem amarrada e muitos detalhes fazem com que ela seja bem realista, me deixou a sensação de que tudo fazia muito sentido, as peças se encaixavam para solucionar todo o mistério. Vale a pena a leitura!!!