segunda-feira, 9 de junho de 2014

Estação Carandiru & Carcereiros

Estação Carandiru - Dráuzio Varella (Companhia das Letras)
Carcereiros - Dráuzio Varella (Companhia das Letras)


Desde criança sempre tive curiosidade de saber o que acontecia por trás daqueles muros altos do Carandiru que via todas as vezes que passava de metrô ali perto. Sempre brinquei de polícia e ladrão e queria saber como era estar em uma prisão de verdade, mas sempre foi tudo muito velado, escondido, não se fala esse tipo de coisa para crianças....

Em 2000, o Dr. Dráuzio Varella publicou o sucesso de vendas (os números ultrapassam 460 mil exemplares vendidos) Estação Carandiru. O médico foi voluntário para a prevenção da AIDS no complexo presidiário e ficou lá até a invasão em 1992.

No livro ele conta a história dos prisioneiros, o código de conduta que se estabelece dentro dos muros o qual os presos passam a seguir, mesmo em condições bastante precárias, para que possam continuar vivos.

O livro, além de um sucesso literário, se tornou também um sucesso cinematográfico de 2003 dirigido por Hector Babenco com Luiz Carlos Vasconcelos no papel do Dr. Dráuzio e Rodrigo Santoro em inicio de carreira representando um travesti que lhe trouxe ótimos elogios.

Anos depois, Dr. Dráuzio volta ao tema da vida carcerária contando o outro lado da moeda, a história de centenas de agentes penitenciários que trabalham todos os dias colocando sua vida em risco para administrar esta imensa população. O Dr. Dráuzio se reunia com os agentes em um boteco em frente aos portões do Carandiru. Neste livro, além de fatos sobre a vida dos carcereiros, Varella também conta casos presenciados por eles dentro dos muros da penitenciaria. O ponto de vista dos agentes ao tentarem controlar uma rebelião, mostrando a fragilidade de um sistema carcerário que precisa urgente de mudanças. Entretanto, não vamos entrar no tema, por que vai parar em política.. e este é um daqueles assuntos proibidos.

Estes dois livros fazem parte de uma trilogia, o médico está escrevendo o terceiro volume "Prisioneiras" que terá como tema central seu trabalho voluntário na penitenciaria feminina.

Vou aguardar o livro novo do Dr. Dráuzio.. sou super fã dele.. seja nos livros, nas reportagens do Fantástico ou no seu site explicando diversas doenças que já pesquisei para meu trabalho!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário