O Segredo de Schreiber (Schreiber´s Secret) - Roger Radford
Tradução: Renata Nascimento
Fiquei sabendo sobre este livro pela Renata Nascimento, uma colega tradutora das antigas que está se aventurando pela tradução literária, que me pediu para ler e fazer uma resenha fina, elegante e sincera aqui no blog. Como ando em uma fase de ler livros sobre a Segunda Guerra Mundial mais do que imediatamente aceitei o convite.
Fiquei bastante surpresa com o livro, surpresa no bom sentido! O livro se alterna entre as histórias de terror que aconteceram em um campo de trânsito nazista na república Tcheca e a Alemanha contemporânea. A trama é amarrada de tal forma que é impossível largar o livro até você realmente descobrir o que está acontecendo.
Um assassinato ocorre nos tempos atuais com diversas semelhanças com a forma com que judeus eram exterminados nos campos de concentração. Começa ai uma corrida contra o tempo para descobrir quem é o assassino antes de que ele cometa outro crime.
O jornalista criminal Mark Edwards e Danielle Green se encarregam de investigar os acontecimentos e tentar entender como dois homens que sobreviveram aos horrores da guerra, um como vítima outro como algoz, agora tentam se passar pela mesma pessoa. Qual dos dois será Hans Schreiber?
O final é surpreendente, mas não entrarei em detalhes para não estragar a surpresa da narrativa. Andei lendo algumas reviews sobre o livro e comentaram que a pesquisa histórica é bastante precisa e detalhada. Isso deixa a leitura ainda mais empolgante, já que a cada página aprendo um pouquinho mais.
Eu gosto muito de ler livros que contam uma história romanceada sobre fatos históricos, me dá a oportunidade de procurar saber mais sobre uma determinada época ou sobre alguns eventos, procurar livros mais específicos ou até mesmo conversar com pessoas que viveram nesta época. Fiz isso com meu avô e foi demais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário