quinta-feira, 4 de julho de 2013

Dan Brown

Lembro a primeira vez que ouvi falar de um livro do Dan Brown, anos atrás, na lista dos mais vendidos da Amazon.

O Código da Vinci estava nas primeiras posições e eu sempre pensava, nossa, como um livro que fala do Leonardo da Vinci esta entre os mais lidos.. até que um dia eu cliquei no link e li do que se tratava.. na hora sai para comprar meu exemplar e confesso que me apaixonei pelos livros do Mr. Brown.

Podem me julgar, muitos dizem que o livro é superficial, mal escrito, mas às vezes é exatamente o que preciso, uma história que não vá me fazer pensar na vida, mudar minha opinião sobre o mundo, mas ele me faz lembrar  de ir com minha avó até a livraria para que sentássemos com outras pessoas que leram o livro para discutir as reviravoltas daquele sucesso. Saudade da minha avó e das discussões. Confesso que depois tentei ter um clube do livro, mas esta é outra história.

Seja pelas páginas dos diversos romances do autor ou pela tela do cinema, as histórias de Dan Brown envolvem que gosta de mistério e quem adora pintura, escultura, arquitetura, ou seja, arte em geral.

 
O primeiro livro de Dan Brown foi Fortaleza Digital (Digital Fortress) um thriller tecnológico que fala sobre a vigilância do governo em relação às informações eletronicamente armazenadas. Um assunto tão atual considerando o escândalo do Mr. Presidente Obama.
 
Depois veio Ponto de Impacto (Deception Point) que conta a história de um meteorito que cai no pólo norte e pode provar a existência de vida extraterreste.
 
É então que começa a saga do professor de simbologia Roberto Langdon. Ele aparece pela primeira vez em Anjos e Demônios (Angels & Demons) que conta a história de uma sociedade secreta, os Illuminati, que querem destruir a Cidade do Vaticano com a recém-descoberta antimatéria.
 
Então o famoso O Código Da Vinci (The Da Vinci Code) que leva Langdon para Paris e nos apresenta o Priorado do Sião e a Opus Dei que lutam para provar a existência ou não de herdeiros de Jesus Cristo.
 
Anos depois, Brown escreve O Símbolo Perdido (The Lost Symbol) que se passa em Washington D.C. e nos apresenta a Maçonaria e a busca pela Pirâmide Maçom e o tesouro nela escondido.
 
O que é interessante em relação aos romances do simbologista é que cada um deles se passa em uma importante cidade do mundo e nos mostra detalhes daquele local, da cultura, da arte e da história como um todo. Sem contar as sociedades secretas que, pelo menos para mim, são muito, muito interessantes.
 
Não entrei em muitos detalhes sobre cada um dos livros, senão este post ficaria enormes. Quem sabe eu escreva um posto para cada um ou pelo menos os meus favoritos...
 
P.S. Recentemente Dan Brown lançou mais uma história de Robert Langdon, Inferno, este receberá um post especial em breve.
 



Um comentário: